universidade lusófona

Apresentação

A Escola de Comunicação, Arquitectura, Artes e Tecnologias da Informação (ECATI) apresenta-se como um projecto universitário inovador no panorama português e no espaço europeu de ensino universitário.

Está dirigido ao desenvolvimento da formação em todos os níveis de ensino superior, licenciaturas, mestrados e doutoramentos, e para o qual dispõe de diplomas reconhecidos numa alargada área dos saberes já consolidadas e de novas disciplinas. Integralmente organizada segundo as regras do Tratado de Bolonha, a ECATI é uma unidade orgânica pioneira em Portugal ao articular no mesmo espaço científico, pedagógico e experimental os estudos em:

  • Comunicação e Humanidades;

  • Arquitectura, Urbanismo, Artes e Design;

  • Multimédia, Cinema e Vídeo;

  • Engenharia Informática e sistemas de informação.

A estratégia de formação da ECATI, altamente articulada, rigorosa e integrada, cria as condições necessárias e indispensáveis para que os estudantes possam responder criativamente aos desafios provenientes da sociedade de informação e do conhecimento. A tendência crescente para a globalização desaconselha a separação artificial da formação tecnológica e profissional, da formação nos diversos ramos das ciências da comunicação, bem como da formação em artes e design, à formação em sistemas de informação e em arquitectura, tendo como objectivo último a criação de um conjunto de sinergias ímpares no contexto nacional. No centro dos seus objectivos está o dotar os alunos com competências que lhe permitam a autonomia e a criação de novos saberes, tendo-se mostrado até agora como um local de grande empreendedorismo.

Sem nunca perder de vista a especificidade de cada área de saber, a ECATI constitui um espaço formativo de grande amplitude onde se fornecem diversos saberes complementares, tanto a nível horizontal, entre os diversos ciclos de estudos do mesmo nível, quer a nível vertical, na possibilidade de integração dos seus estudantes nos diversos graus que confere. Os seus estudantes obtêm uma formação que lhes possibilita fazer face, de forma excelente, a um espaço cada vez mais competitivo e alargado como é a Europa, não se descurando, todavia, de munir os alunos com conhecimentos que lhes permitam ter uma intervenção do espaço lusófono.

A ECATI alia a formação graduada e avançada, a investigação e a prestação de serviços à comunidade, o apoio à profissionalização e ainda a promoção de actividades culturais e científicas, procurando que estejam sempre em correspondência com as necessidades da sociedade civil. Um exemplo disso é a existência no seu seio de uma Incubadora Criativa e Tecnológica – PLAY – Projects Lab Alliance for You

Para cumprir os seus objetivos, a ECATI dispõe de uma equipa de docentes altamente qualificados e em formação permanente, bem como de três Centros de Investigação acreditados junto da Fundação para a Ciência e a Tecnologia: Cic.Digital/Pólo CICANT, Copelabs e LabArt, que cobrem as diversas áreas científicas da sua formação. A Escola dispõe ainda de três revistas científicas, Caleidoscópio: Revista de Comunicação e Cultura, Kino – international journal of film and media arts e Revista de Lusófona de Arquitectura e Educação.

A ECATI disponibiliza, para as diversas actividades, espaços apropriados e equipamentos que se acham entre os mais avançados do país.

A internacionalização constitui um eixo central de desenvolvimento do projecto da ECATI como bem se pode verificar por via da existência de mais de duas centenas de acordos de mobilidade Erasmus para discentes e docentes com diferentes instituições do espaço Europeu, pelo facto de a ECATI ser a coordenadora internacional do único mestrado Europeu Erasmus Mundus já aprovado pela Comissão Europeia para o nosso país no âmbito do novo quadro europeu, o mestrado “Kino Eyes – The European Movie Masters”. Erasmus + ref. 553676-EPP-1-2014-1-PT-EPPKA1-JMD-MOB, que tem como instituições associadas a Edingburgh Napier University e a Baltic Film School; e pelo facto de a ECATI ser a entidade coordenadora e dinamizadora de vários projectos europeus de formação e investigação, com destaque para o projeto H2020 ResponSeable e o projeto Knowledge Alliances, Ciakl II. Por todas estas razões a ECATI é hoje uma escola internacionalmente reconhecida e prestigiada, sendo que os projectos dos seus estudantes encontram ampla difusão internacional nos mais variados fóruns e a qualidade dos seus diplomados é amplamente reconhecida por dezenas de entidades que todos os anos nos procuram no âmbito dos mais variados processos de recrutamento.

A ECATI é composta por quatro departamentos: