universidade lusófona
  • Início
  • Notícias
  • Max Haiven apresenta o projeto Imaginação Radical na Universidade Lusófona

Max Haiven apresenta o projeto Imaginação Radical na Universidade Lusófona

Terça-Feira, 15 de Dezembro 18h30 no Auditório Armando Guebuza (Biblioteca da Universidade Lusófona – Campo Grande)

Max Haiven, reputado investigador canadiano na área das ciências sociais e humanidades, estará em Lisboa para apresentar o livro e o projeto, Radical Imagination, no próximo dia 15 de Dezembro, na Universidade Lusófona.

O professor da Nova Scotia College of Art and Design, virá a Lisboa e ao Porto com o intuito de mapear e conhecer os novos movimentos sociais e assim acrescentar uma dimensão portuguesa ao projeto, criado em 2010, A Imaginação Radical: Investigação sobre Movimentos Sociais na Era da Austeridade.

A apresentação do autor, do livro e do projeto, será realizada pelos professores José Bragança de Miranda e Rui Matoso, no dia 15 de Dezembro, pelas 18h30, no auditório Armando Guebuza (Biblioteca da Universidade Lusófona- Campo Grande).

Segundo Max Haiven e Alex Khasnabish (co-autor), «a imaginação radical é a capacidade de imaginar o mundo, a vida, e as instituições sociais, não como elas são, mas como eles poderiam ser. É a coragem e a inteligência de reconhecer que o mundo pode e deve ser mudado. A imaginação radical surge, na maioria das vezes, de forma mais brilhante em quem encontra a maior ou a mais aguda opressão e exploração, e muitas vezes é atrofiada e diluída em quem goza de maiores privilégios. ».

O livro na sua versão original foi publicado pela Zed Books em Junho de 2014, estando já traduzido por Rui Matoso, mas aguarda editora interessada na edição portuguesa.