universidade lusófona

O olho e a língua: o passado futuro das imagens

DSC_3436b

06 de Abril de 2016 18 horas Auditório do Museu Colecção Berardo

Conferencista: Miguel Leal

Título: O olho e a língua: o passado futuro das imagens

Site oficial

Bio

Miguel Leal (Porto,1967).

Artista plástico. Estudou Artes Plásticas, Pintura, História da Arte e Comunicação e Linguagem no Porto e em Lisboa.

É professor de Artes Plásticas e Multimédia na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.

Resumo da Conferência
O olho e a língua: o passado futuro  das imagens

Há na relação entre as imagens e as palavras qualquer coisa que esquecemos e que vem dessa ligação física e directa entre o olho e a língua.

É talvez isso que se sente nos olhos que se fecham quando gritamos ou na mudez que nos invade quando uma imagem nos captura.

Sabemos como a psicanálise se funda na palavra, no poder arqueológico da linguagem, num processo gradual de passagem do somático ao semântico.

Sabemos também do poder mais ou menos selvagem das imagens e do modo como tantas vezes usamos as palavras como um instrumento para a sua domesticação.

Mas haverá, como se diz, algo que torna as imagens irredutíveis a à palavra? Ou será que na verdade são as imagens que nos falam, numa outra língua?

Houve um tempo em que as imagens foram raras e exclusivas, houve depois um tempo em que inventámos máquinas e alquimias que multiplicaram as imagens, e há agora um tempo em que as imagens se tornaram omnívoras, impondo-se como veículos primeiros e quase automáticos de expressão, alimentando um imenso arquivo que cresce sem aparente fim ou finalidade.

Como reconhecer então a essas imagens, sugadas pelo arquivo e pelos bits da informação numérica, algo mais do que um sentido arqueológico?

Como ver nas imagens um passado futuro, uma futorologia capaz de inquirir o que há-de vir, quase como se ver uma imagem fosse ouvir um oráculo?