universidade lusófona
  • Início
  • Notícias
  • Departamento de Cinema e Artes dos Media da Universidade Lusófona lança o International Journal of Film and Media Arts

Departamento de Cinema e Artes dos Media da Universidade Lusófona lança o International Journal of Film and Media Arts

Está agora online o primeiro número da revista online International Journal of Film and Media Arts (IJFMA), dedicado à animação documental.

Ver Revista

A animação documental é um tema atual e pertinente a partir do momento em que se tornou mais visível com as longas-metragens de Ari Folman, “Valsa com Bashir” (2008) e Marjane Satrapi, “Persepolis” (2007).

Artigos de referências nacionais e internacionais nesta área — de autores como Annabelle Honess Roe e Paul Wells —, a par de estudos de caso sobre a animação documental como prática pedagógica nas escolas de cinema, fazem deste número um marco importante na reflexão sobre a animação documental enquanto prática crucial do cinema contemporâneo.

O primeiro número da revista conta ainda com o Dossier Agnès Varda, que reune os textos proferidos por ocasião do Doutoramento Honoris Causa da cineasta pela Universidade Lusófona do Porto.

A International Journal of Film and Media Arts é uma publicação semestral, em língua inglesa e portuguesa, promovida pelo Centro de Investigação em Comunicação Aplicada, Cultura e Novas Tecnologias (CICANT) e pelo Departamento de Cinema e Artes do Media (DCAM) da ECATI/ULHT – Escola de Comunicação e Artes da Universidade Lusófona.

A IJFMA abre um novo espaço de reflexão sobre os temas da arte dos media e do cinema, nomeadamente da animação, televisão, videojogos e diversas artes dos media, bem como das suas expressões e materializações culturais e sociais, com especial atenção à produção lusófona.

Conteúdos

Editorial Animation Documentary
Manuel José Damásio, Paulo Viveiros
Full Papers Writing Animated Documentary: A Theory of Practice
Paul Wells
Against Animated Documentary?
Annabelle Honess Roe
Drawing the Unspeakable Understanding ’the other’ through narrative empathy in animated documentary
Jan Erik Nåls
Animation documentaries and reality cross-boundaries
Filipe Costa Luz
Notes Towards the Use of a Documentary Approach in the Teaching of Animation
Pedro Serrazina
Animation documentaries and biodiversity issues – Is ‘plant blindness’ a concept worth keeping?
M. Alexandra Abreu Lima
Dossier Proposta de Doutoramento Honoris Causa a Agnès Varda
José Gomes Pinto
Laudatio a Agnès Varda: Elogio da curiosidade
António Preto