universidade lusófona
  • Início
  • Notícias
  • «Comunicação da ciência, acesso aberto e repositórios universitários»

«Comunicação da ciência, acesso aberto e repositórios universitários»

Comunicação da ciência, acesso aberto e repositórios universitários

Participantes : Moisés de Lemos Martins

Quarta-feira, 19 de Abril às 18h no Auditório do Museu Colecção Berardo – Entrada livre

É o propósito desta conferência discutir o conhecimento no contexto da globalização e da cultura do digital, interrogando as políticas da ciência, da língua e da comunicação, através do desenvolvimento dos seguintes tópicos:
1. Da travessia marítima à travessia tecnológica, ou da natureza da expansão europeia à natureza da globalização financeira e tecnológica (colonização de povos e nações e colonização do espírito);
2. A teoria pós-colonial e o combate linguístico – a luta pela ordenação simbólica do mundo. O espaço geocultural lusófono.
3. Apresentação e discussão de um estudo sobre revistas de Ciências da Comunicação, de Portugal, Espanha e Brasil: ordenação simbólica do mundo; língua hegemónica e subordinação científica.
4. O ciberespaço como novo lugar para o conhecimento científico em língua portuguesa: redes socias; repositórios digitais e museus virtuais. O CECS no Repositório da Universidade do Minho.


Moisés de Lemos Martins é Professor Catedrático do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade do Minho. Dirige o Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS), que fundou em 2001. É Director da revista Comunicação e Sociedade, e também da Revista Lusófona de Estudos Culturais. Dirigiu durante dez anos o Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho. Presidiu à Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação (Sopcom), à Federação das Associações Lusófonas de Ciências da Comunicação (Lusocom) e à Confederação Ibero-Americana das Associações Científicas e Académicas de Comunicação (Confibercom).
Doutorado pela Universidade de Estrasburgo em Ciências Sociais (na especialidade de Sociologia), tem publicado, no âmbito da Sociologia da Cultura, Semiótica Social, Cultura Visual, Sociologia da Comunicação, Comunicação Intercultural, Estudos Lusófonos.
Em 2016 a Universidade do Minho concedeu-lhe o Prémio de Mérito Científico.


Para mais informações carregue aqui.