universidade lusófona
  • Início
  • Notícias
  • Conferência Internacional Fashion & Sustainability 3 a 5 Novembro 2022

Conferência Internacional Fashion & Sustainability 3 a 5 Novembro 2022

O primeiro dia da Conferência Internacional Fashion & Sustainability, subordinada aos temas moda e sustentabilidade, decorreu em Cascais, nos carismáticos espaços Museu Casa das Histórias Paula Rego, Museu do Mar, Casa Sommer e Casa de Santa Maria. A sessão de abertura contou com a presença dos principais parceiros desta iniciativa, como os representantes da entidade organizadora Universidade Lusófona, os professores Alexandra Cruchinho e José Gomes Pinto; Associação Selectiva Moda, Dr. Manuel Serrão; Honor Committee da Conferência, professor Fernando Moreira da Silva e a vereadora da Câmara Municipal de Cascais, Dra. Joana Balsemão.

Após a abertura oficial, durante a parte da manhã, iniciou-se a ordem de trabalhos com a presença da Keynote Speaker, Professora Doutora Dilys Williams, com a palestra sobre Fashion Otherwise; seguindo-se duas sessões paralelas, uma sobre Education for Fashion Sustainability e a outra sobre Fashion Sustainability.

Na parte da tarde, a Keynote Speaker, Professora Doutora Rita Almendra, abordou o Future designers and design researchers and their empathy with sustainable development; seguindo-se mais dois painéis: Fashion Tradition and Identity e Fashion Sustainability. O ciclo de sessões de hoje esteve a cargo da Professora Doutora Maria Tamames, com o tema Introducing a framework for strategy textile approach: addressing circular design practices towards a new scenario. A terminar o dia, foi inaugurada a exposição colectiva dos alunos dos cursos de 1º e 2º ciclos, de Design e Produção de Moda da Universidade Lusófona e do ISMAT, Upcycling Lusófona Students, presenteando os convidados com um happening realizado pelos próprios alunos, na Casa de Santa Maria.

Na manhã do segundo dia de conferência, iniciou-se a ordem de trabalhos com a presença do Keynote Speaker, Professor Doutor Giovanni Conti, com a palestra sobre Responsible Fashion: How Sustainability Approaches the Fashion Industry. A engenheira e investigadora Ana Tavares, do CITEVE, foi a Keynote Speaker que se seguiu com o tema Bioeconomy at Textiles, palestra que antecedeu as duas sessões paralelas da manhã, uma sobre Fashion Sustainability e a outra sobre Fashion Tradition and Identity. Na parte da tarde, foi a vez de ouvir a Keynote Speaker, Professora Doutora Suzana Martins, que abordou o Textile Waste Bank: Brazilian pioneering and circular economy; seguindo-se mais dois painéis focados no Fashion Sustainability. Antes do final do dia, a conferência transitou de cenário e deslocou-se até à Universidade Lusófona, para receber as palestras dos Keynote Speakers, Professora Doutora Sofia Pantouvaki, que abordou o Digital Costume as ‘Sustainable’ Costume? Blending Physical and Virtual Bodies, e do Professor Doutor Philip Fimmano com o tema Farm to fabric to fashion: radical textile education. A fechar este segundo dia ainda houve tempo para dar a conhecer a Exposição com trabalhos dos alunos do ano letivo 2021-2022, onde distintas unidades curriculares trabalharam em conjunto projetos: confeção saia/rotação de pinças/vestidos, patente no Átrio da Biblioteca da Universidade.

No terceiro, e último dia, a forte presença da indústria nacional, deu continuidade à apresentação e discussão sobre as soluções na moda e como construir produto sustentável, para um futuro menos poluente e mais amigo do ambiente.

O contributo da indústria é fulcral na discussão de temáticas como as que estiveram em discussão na 1ª edição da Conferência Internacional Fashion & Sustainability, que decorreu, ao longo de três dias em Cascais e Lisboa, principalmente quando é um contributo direto como o que aconteceu no terceiro e último dia do evento. A mesa redonda que sucedeu a palestra do Professor Doutor Roberto Liberti, sobre Mutations conscious scenarios of leather design, contou com a presença de alguns dos mais importantes players do setor: Green Circle, Adalberto, Tintex, Caramulo, e de projetos mais embrionários como o das Lérias, Torre Plstik, 3C’s, e Between Parallels. O contributo da indústria nesta 1ª edição da conferência Fashion&Sustainability contribuiu para validar as estratégias implementadas pelo setor, de forma a contribuir e a construir um percurso sólido na moda sustentável. Mas antes de terminar esta edição foi ainda possível ficar a conhecer a investigação realizada pela Professora Doutora Irene Maldini, no Overcoming growtharchy: why we need limits to [clothing] production volumes.