universidade lusófona

Stereo & Immersive Media – Photography and Sound Research

Universidade Lusófona e Faculdade de Belas Artes, Univ. Lisboa 27 a 29 de Outubro de 2016

A Conferência Internacional Stereo & Immersive Media’16 pretende reunir investigadores, artistas, conservadores e arquivistas que trabalhem sobre media visuais e sonoros reconhecidos pelas suas características imersivas.

Os ambientes ‘estéreo’ (estereoscópico e estereofónico) têm vindo a expandir o campo do fotográfico e do sonoro desde o século XIX, contribuindo para o surgimento de uma cultura mediática progressivamente imersiva. Nesta conferência pretende-se reunir os campos de investigação da imagem fotográfica e do som, partindo das suas afinidades nos ambientes estéreo mas abrangendo também outros media visuais imersivos (tais como os panoramas, as caixas ópticas ou os actuais jogos virtuais), assim como práticas de arte sónica.

Oradores confirmados

Nicholas Wade

Professor Emérito na Dundee University. Investigador da história da percepção visual binocular e do movimento, assim como da interacção entre a ciência óptica e a arte. Os seus livros publicados incluem: Brewster and Wheatstone on Vision (1983) e Art and Illusionists (2016).

Larry J Schaaf

Director do ‘William Henry Fox Talbot Catalogue Raisonné’, um recurso online das Bodleian Libraries, e fundador e editor do Projecto ‘Correspondence of William Henry Fox Talbot’, é actualmente investigador no Departamento de HIstória de Arte da Universidade de Oxford. Os seus livros publicados incluem: Out of Shadows: Herschel, Talbot & the Invention of Photography (Yale, 1992) e The Photographic Art of William Henry Fox Talbot (Princeton, 2000).

Denis Pellerin

Curador da London Stereoscopic Company. Livros publicados em co-autoria: La Photographie Stéréoscopique sous le Seconde Empire; Diableries. Stereoscopic Adventures in Hell and Crinoline: Fashion’s Most Magnificent Disaster.

A conferência acolhe propostas para apresentação de papers, workshops/sessões interactivas, posters/ exposições dedicados a um dos seguintes temas:

  1. Fotografia Estereoscópica (histórica ou contemporânea)
  2. Pré-cinema e Imersão
  3. Arqueologia dos Media Fotográficos e Sonoros
  4. Panoramas, Dioramas e Fotografia Panorâmica 360°
  5. Animação, Videojogos, Realidade Virtual e Aumentada
  6. Comportamento Urbano e Influência dos Dispositivos Sonoros
  7. Arte Sonora e Novas Tecnologias
  8. Performance e Ambientes Imersivos
Os artigos completos podem ser submetidos para publicação no novo International Journal on Stereo & Immersive Media. A conferência é organizada pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias/CICANT e pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. Os resumos deverão ter entre 200 a 300 palavras para uma apresentação de 15 minutos e ser submetidos, juntamente com uma pequena biografia, até 22 de Julho, através do portal disponível em easychair.org/conferences/?conf=simedia2016 Solicita-se que quando preencher o campo do título no site easychair indique (entre parêntesis) o número de um dos temas propostos nesta call que melhor se adeque à sua apresentação. As línguas oficiais da conferência são Inglês, Português e Espanhol. Mais informações em stereoimmersivemedia.ulusofona.pt/. Outras questões devem ser remetidas para simedia2016@easychair.org