Notícias e Eventos
Alunas da Lusófona Publicam Primeira Reportagem de Jornalismo Interconectado na Revista Sábado
A Universidade Lusófona, através da Licenciatura em Comunicação e Jornalismo (ECATI), celebra a publicação da primeira reportagem de Jornalismo Interconectado no website da revista Sábado.
Intitulada "Depois da reforma, onde se vive melhor?", a reportagem é da autoria das finalistas Eduarda Alves e Inês Ramos, e foi desenvolvida no âmbito da unidade curricular Jornalismo de Revista na Era Digital.
O Conceito de Jornalismo Interconectado
O trabalho foi orientado pelas investigadoras do CICANT, Carla Rodrigues Cardoso e Ana Figueiras, responsáveis científicas pelo MagLab - Magazine Media Lab. As investigadoras cunharam o conceito de Jornalismo Interconectado em 2024, definindo-o como uma abordagem que visa combater a desinformação e o discurso de ódio, aproximando pessoas e construindo uma cidadania mais empática.
A premissa é simples: Experienciar uma reportagem interconectada significa adquirir informação sobre "nós e os outros", contrariando os esquemas binários que organizam o jornalismo tradicional. O tema comum, neste caso, é a experiência da reforma em diferentes contextos, comparando a vida em cidades e fora dos centros urbanos.
Reconhecimento na Conferência Internacional
A qualidade do trabalho de Eduarda Alves e Inês Ramos foi publicamente reconhecida. A reportagem foi apresentada no encerramento da conferência internacional Future of Magazine 2025, com a participação de Maria Henrique Espada, diretora da revista Sábado, que elogiou a qualidade da reportagem.
Leia a reportagem multimédia completa no website da revista Sábado.