Skip to main content
Notícias e Eventos

Ana Teixeira Pinto apresenta conferência “Oh Man! Aggrieved Masculinity, Silicon Valley, and the New Far Right” no CCB

No próximo dia 3 de maio, às 15h30, o auditório do MAC/CCB acolhe a conferência “Oh Man! Aggrieved Masculinity, Silicon Valley, and the New Far Right”, apresentada por Ana Teixeira Pinto, no âmbito do ciclo “Outros Espaços” — uma iniciativa conjunta do Centro Cultural de Belém, da Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação (ECATI) e do Centro de Investigação em Comunicação Aplicada, Cultura e Novas Tecnologias (CICANT) da Universidade Lusófona.

Partindo da análise de Barbara Spackman no livro Fascist Virilities, que descreve o fascismo como uma máquina que une polaridades, Ana Teixeira Pinto propõe uma reflexão sobre como o discurso da masculinidade ressentida serve de base para ideologias violentas que emergem de fóruns online e se manifestam nas urnas. Numa era em que muitas questões políticas são formuladas através da retórica da masculinidade, a conferência explora de que forma essas ideologias projetam sobre o corpo uma visão de género centrada no controlo, resistência e compensação.

Ana Teixeira Pinto é escritora e teórica cultural, vive em Berlim e é professora na HBK Braunschweig, além de tutora de teoria no Dutch Art Institute. É editora da série On the Antipolitical e coeditora do livro Fascism, Unreason and the Paradox of Modernity, ambos publicados pela Sternberg Press.

O ciclo “Outros Espaços” decorre entre março e dezembro, com conferências mensais que promovem o cruzamento entre investigação académica e artística, explorando temas como artes visuais, cinema, artes sonoras, comunicação, arquitetura e tecnologias digitais.