No passado dia 24 de outubro, entre as 9h00 e as 11h00 da manhã, juntaram-se alunos dos cursos de Ciências da Comunicação, Comunicação e Jornalismo e Educação Física e Desporto da Universidade Lusófona com membros do Clube Judo Total, no “dojo” da nossa universidade. A iniciativa contou com a colaboração do Núcleo de Estudos de Desportos de Combate da Universidade Lusófona.
O Clube Judo Total deve o nome à possibilidade de pessoas de todas as áreas de “deficiência” poderem praticar, o que ultrapassa o Judo Paralímpico que se dirige exclusivamente a cegos, ou seja, também acolhe surdos, surdos/cegos, deficientes motores ou afetados por paralisia cerebral. Porém, também participam nas aulas judocas que não exibem qualquer “deficiência”. O nome decorre ainda de preocupações de ordem social, cultural e económica de cada praticante, almejando inclusão total.
Nesta aula, que foi parte do processo de avaliação dos alunos de Jornalismo Desportivo dos cursos de Ciências da Comunicação e Comunicação e Jornalismo da Universidade Lusófona, estiveram no tapete judocas medalhados em Jogos Olímpicos, Paralímpicos, em campeonatos do Mundo e da Europa.