Notícias e Eventos
Lançadas as bases para um selo conjunto de grau europeu

Numa recomendação e resolução paralela aprovadas numa reunião realizada no início desta semana, os ministros da educação lançaram as bases para a implementação de um selo conjunto de grau europeu e definiram os próximos passos para a possível introdução de um grau europeu conjunto.
Os dois documentos aprovados na reunião estabelecem a “ambição para o futuro do ensino superior europeu, ao mesmo tempo que delineiam os elementos práticos do processo para alcançar essa ambição”, refere um comunicado do Conselho da União Europeia.
“Em conjunto, respondem à necessidade premente de reforçar a atratividade das universidades europeias e de elevar a sua posição global, num momento de crescentes desafios geopolíticos.”
A resolução do Conselho define a visão dos Estados-Membros para um selo de grau europeu conjunto e propõe um roteiro para a possível criação de um grau europeu conjunto, com três fases a serem implementadas até 2029.
Manuel José Damásio, Professor Associado e Diretor do Departamento de Cinema e Artes dos Media da Universidade Lusófona, e coordenador da FilmEU, afirmou que este passo é “crucial para a implementação total dos graus europeus”.
“A Universidade Europeia FilmEU está convicta — e o nosso trabalho anterior no âmbito do projeto ETIKETA, financiado pela UE, comprova-o — de que os graus europeus são a vanguarda da competitividade internacional das instituições de ensino superior europeias e devem ser implementados o quanto antes.”
“Estamos muito felizes com esta decisão!”